PENSAMENTOS POSITIVOS É O PRIMEIRO PASSO PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS

Nada é impossível, basta querer. Esta afirmação, tão disseminada, nos leva a crer que todas as pessoas têm potencial para alcançar os objetivos almejados, caso haja investimentos internos. Ou seja, é preciso se dedicar aos estudos, às tarefas profissionais e também à relação com outras pessoas, sejam com amigos ou familiares. Um indivíduo racional em suas atitudes sabe a hora certa de seguir adiante, em busca de seus sonhos.

Alcançar este patamar de compreensão sobre a própria vida não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Especialistas em comportamento humano afirmam que ter pensamentos positivos é o primeiro e o mais importante passo para que as metas estipuladas sejam cumpridas. Isso porque em nada adianta auxílio profissional, dedicação e estudos se não há a vontade de se tornar uma pessoa melhor.

Manter bons pensamentos faz bem também para o corpo, conforme pesquisa publicada na revista de Medicina Comportamental. Segundo o estudo, o positivismo aumenta a imunidade do ser humano e auxilia no tratamento de doenças severas, como o câncer. Já as pessoas que têm pensamentos positivos são menos propícias a ficarem doentes.

Para manter a confiança e os pensamentos positivos, é preciso:

Querer ser positivo

Saber se planejar e ter visão de futuro

Praticar o sorriso e o bem-estar

Manter bons relacionamentos com amigos e familiares

Estar disposto a encarar novas oportunidades

Dicas para praticar no seu dia a dia

1. Ser positivo também é uma questão de escolha. Portanto, saiba que a iniciativa tem que vir de você. “As pessoas positivas são mais racionais”.

2. A atitude positiva pode ser treinada. Uma boa maneira de praticá-la é meditar diariamente, mesmo que por pouco tempo. A meditação consiste em observar os próprios pensamentos. “Se o pensamento não é o que você quer, finja que ele é uma nuvem e deixe-o passar”.

3. As pessoas positivas não são imediatistas. Elas conseguem analisar uma situação e enxergar adiante. Por isso, ser positivo é pensar a longo prazo. Lembre-se que o futuro é produzido no presente e o que não está tão bom agora pode se tornar melhor se cultivado com positividade. “Ter um objetivo faz com que o peso do caminho seja suportável”, completa.

4. Ver fotos de animais e coisas fofas pode ter um impacto benéfico maior do que você imagina. Uma pesquisa de 2012 desenvolvida pela Universidade de Leicester mostrou que olhar imagens de filhotes fofos aumenta a concentração, fazendo com que o desempenho em atividades cotidianas melhore. Com mais foco, é possível encontrar soluções racionais e lógicas para os problemas que aparecem.

5. A música traz muitos benefícios. Entre eles, a capacidade de liberar o estresse e cultivar o modo de expressão pessoal. Que tal aprender a assoviar aquela sua música favorita?

6. Ria e sorria! Pensar positivo é uma questão de treino. Para isso, tente sempre emanar positividade. Quando estiver se sentindo carregado, feche os olhos e abra um sorriso. Ou, então, mostre os dentes para o espelho. Percebeu que algo dentro de você ficou mais leve?.

7. Avalie todos os lados de uma situação. Terminou com o parceiro ou brigou com a amiga? Talvez seja hora de rever quais pessoas são necessárias na sua vida. “A pessoa positiva tem uma atitude racional diante da vida. No fundo, como acredita que tudo é bom, ela foca no lado afirmativo das oportunidades que a vida oferece..

8. Cultive relacionamentos enriquecedores com pessoas edificantes. Também não tenha receio de cortar aquelas pessoas que fazem mal do seu convívio. Somos estações receptoras e transmissoras. Têm pessoas que exalam coisas boas e nos fazem querer ficar perto. Por outro lado, tem gente que você mal senta perto e já quer sair. Cultivar a relação com quem nos faz bem é necessário para a saúde mental..

9. Desconectar-se um pouco dos problemas é importante para manter uma atitude positiva.  Desligue a televisão e vá dar uma volta no quarteirão, apreciando os sons ao redor. É difícil ser positivo em um mundo em que somos bombardeados com informações negativas.

10. Cuidado com o ambiente que você cria, tanto para seus amigos quanto para a sua família. O ambiente influencia a maneira como a pessoa encara a vida, principalmente a forma de criação. O contexto familiar em que você está envolvido pesa muito. Se a pessoa tem pais opressores, pode se tornar uma pessimista. Por isso, perceba se seu pessimismo é “herdado” e livre-se dele. E procure sempre criar um ambiente harmonioso ao seu redor.

11. Diga ‘sim’ para novas oportunidades. Seja uma pessoa mais aberta aos acontecimentos não planejados. Muitas coisas boas podem vir de lugares que você nem esperava e mergulhar no desconhecido costuma expandir suas visões de mundo.

12. Não tome decisões em situações de emoção extrema, seja de raiva ou felicidade.  Na euforia, muitas vezes dizemos coisas que podemos nos arrepender depois, o que acaba criando uma situação desconfortável para todos. Uma pessoa positiva é, antes de tudo, racional e consciente de suas próprias ações. Na dúvida, clareie a mente, respire fundo e conte até 10.

13. Preste atenção não só ao que você fala, mas em como fala. Uma técnica interessante é sempre se questionar a quem a informação trará benefício.  Não adianta querer ser positivo se ficar falando mal dos outros,  fale de coisas boas,  tudo que emanamos o universo nos devolve.

14. Gaste seu tempo com experiências em vez de bens. O aprendizado das vivências é significativo para o resto da vida. Um dos benefícios é sentir-se bem. Cada pensamento e ação produz uma descarga bioquímica que faz as pessoas experimentarem sensações diferentes a cada nova experiência. Pensar coisas boas e positivas vai lhe proporcionar boas sensações.

15. Faça uma limpeza interna. Não guardar mágoas e perdoar falhas são maneiras de começar esse processo, faz com que haja uma reciclagem de nossos pensamentos ,  nos torna pessoas mais suave, mais agradável e condizente com a nossa identidade.